quinta-feira, janeiro 25, 2007

Antônio Carlos Jobim: 80 anos

Essa efeméride jamais poderia deixar de ser mencionada aqui: ANTÔNIO CARLOS JOBIM [em foto de Ana Lontra Jobim, viúva do compositor], se vivo estivesse, completaria hoje 80 anos de idade.

O Maestro Soberano (que recebeu essa deferência na belíssima canção "Paratodos", do igualmente genial Chico Buarque de Hollanda) deixou uma obra ímpar, respeitada internacionalmente, com verdadeiras pérolas como "Eu Sei que Vou te Amar", "Wave", "Estrada do Sol", "Retrato em Branco-e-Preto (Zíngaro)", "Luíza", "Águas de Março","Lígia", "Anos Dourados" e as fundamentais "Chega de Saudade", "Desafinado" e "Garota de Ipanema", entre muitas outras.

No entanto (por ironia), o inestimável legado do músico ainda NÃO foi reconhecido em sua plenitude no seu próprio país. As manifestações em torno de seu octogenário - considerando a envergadura do homenageado - têm se mostrado... tímidas. Mas um dia, quem sabe, o Brasil irá... despertar e perceber a grandeza de homens como Jobim e o supracitado Chico Buarque, assim como Radamés Gnatalli e Heitor Villa-Lobos.

No release do último CD de Jobim, Antônio Brasileiro, Caetano Veloso o classificou como o "o sol da nossa música".

E pouquíssimas definições poderiam ser mais precisas do que essa.



"...longa é a arte; tão breve a vida..."

("Querida", Antônio Carlos Jobim, 1994)

Nenhum comentário: