sexta-feira, dezembro 07, 2007

'Roxanne'

Primeiro sucesso do Police, “Roxanne” (faixa de Oulandos d'Amour, 1978, álbum de estréia do grupo) foi composta por Sting em um hotel fuleiro de Paris, onde a banda fez algumas apresentações logo no início da carreira. Em uma antiga entrevista, o autor explicou:

- Sempre adorei a peça Cyrano de Bergerac [foto] e sempre amei o nome Roxanne. Na primeira vez em que estive em Paris, não faltavam prostitutas nas imediações do hotel. Eu nunca tinha visto isso antes, porque na Inglaterra não temos prostituição nas ruas. E isso me inspirou a escrever uma canção sobre uma prostituta, perguntando como eu me sentiria se uma dessas garotas fosse a minha namorada.

Na peça de Edmond Rostand, Cyrano é um talentoso poeta e exímio espadachim. Contudo, é um indivíduo de nariz enorme, o que causa um grande contraste com suas habilidades intelectuais e físicas. Já Roxanne é sua prima - e por quem ele é apaixonado. Roxanne, no entanto, se encanta pelo cavaleiro Christian de Neuvillete e, ironicamente, Cyrano (a pedido da própria prima) passa a ser uma espécie de protetor dele.

Pelo fato de Christian ser... ahn... digamos, pouco familiarizado com as palavras, as cartas de amor para Roxanne são escritas, em segredo... por Cyrano. Com isso, a dama fica fascinada pelo homem que escreve aqueles maravilhosos textos, sem suspeitar que o autor é ninguém menos que... o seu primo.

Nenhum comentário: