sábado, janeiro 26, 2008

Wilco: disco do ano


Até que o ano de 2007 foi um ano de bons lançamentos musicais. No exterior, tivemos os novos do Queens Of The Stone Age (Era Vulgaris), Robert Plant e Alison Krausse (Raising Sand), Amy Winehouse (Back To Black), além do surpreendente Sound Of Silver, do LCD Soundsytem. Aqui no Brasil, entre outros, os ótimos CDs da série Acústico MTV de Lobão e Paulinho da Viola [ver post anterior].

Mas, deixando de lado a análise puramente crítica, não posso deixar de destacar aquele que foi o meu “disco do ano”: o estupendo Sky Blue Sky, do Wilco [no detalhe].

Se você gosta de timbres típicos dos anos 70 (aquele som bem analógico) e acha que atualmente ninguém mais faz melodias “como antigamente”, prepare-se para adorar esse álbum. A boa impressão já começa na primeira faixa, a ótima “Either Way” - ainda o que, na verdade, o álbum em si não “capture” o ouvinte na primeira audição. Após a terceira, no entanto...

A delicada faixa-título fala de “sobrevivência” e exala esperança - mas é tão melancólica, tão melancólica... que é capaz de levar até um homem às lágrimas. Outros bons momentos são a longa e hipnótica “Impossible Germany” (com suas ótimas guitarras), “Side With The Seeds” e “On And On And On”, que fecha os trabalhos.

Sky Blue Sky tornou-se, de imediato, um daqueles CDs que sempre levo em minhas longas viagens de carro, ao lado de títulos de Bruce Springsteen, Neil Young, Bread e outros. Um clássico instantâneo. Recomendo até aos meus desafetos - se é que os tenho.


Veja aqui os vídeos de “Sky Blue Sky”...




…e “Impossible Germany”:

Nenhum comentário: