quarta-feira, março 19, 2008

International Magazine: edição de fevereiro/2008


Atrasado e aflito”, como diria Caetano Veloso, trago os destaques da edição de fevereiro do jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE:


  • Tendo lançado recentemente sua autobiografia, Eric Clapton tem mais motivos para comemorar: depois de uma vida de excessos, o Deus da Guitarra completa duas décadas de abstinência alcóolica. Por Marcelo Fróes;

  • Cinco entrevistas exclusivas: Ivan Lins (por Marcelo Fróes), Wagner Tiso (por Maurício Gouvêa e Marcelo Fróes), o saxofonista Mauro Senise (por Elias Nogueira), George Israel & Rodrigo Santos (também por Elias Nogueira) e o grupo Os Outros (por Marcelo Fróes);

  • Tudo sobre a imperdível caixa tripla de DVDs The McCartney Years, de Paul McCartney. Por Gustavo Montenegro.

E artigos meus sobre:


  • Bluefinger, o novo CD de Black Francis, ex-vocalista do Pixies:
Para aqueles que sentem saudade do Pixies, a notícia é boa: pela primeira vez, após doze discos solo, o ex-vocalista do quarteto de Boston, Frank Black, volta a assinar como Black Francis, como nos seus tempos de banda. E isso não foi por acaso: em seu novo trabalho, Bluefinger (que saiu no exterior em 2007 e recebe agora versão nacional da Deckdisc), o rotundo músico emula a sonoridade de sua extinta banda, um dos nomes mais influentes do rock alternativo americano, com fãs ilustres como Kurt Cobain. (...)


  • a cobertura completa do show do Police no Maracanã:
Antes de qualquer coisa, é necessário considerar as circunstâncias: o Police, no auge do sucesso, após a Synchronicity Tour, entrara em um recesso do qual não retornaria. As brigas internas foram o principal motivo da ruptura, mas some-se a isso o desejo de liberdade artística por parte de Sting.

Quando indagado sobre um possível retorno do grupo, o vocalista era taxativo: “Uma volta do Police? Sem mim!”. Ou pior: “se um dia eu voltar para o Police, será o meu certificado de insanidade.” Enfim, mesmo com os três integrantes vivos, a possibilidade de um retorno do Police era tão remota quanto uma volta... dos Beatles.

Essas adversidades justificaram o espanto do planeta diante da apresentação do trio na entrega do Grammy de 2007. E o espanto foi ainda maior no dia seguinte, quando foi feito o anúncio de um giro mundial do grupo. Ninguém aqui no Brasil, contudo, esperava que a turnê pudesse passar por essas plagas. Portanto, quando foi confirmado de que haveria uma única - sim, apenas uma - apresentação em terras brasileiras, no Estádio do Maracanã, era de esperar que seria algo singular. Não deu outra.

E assim, 74 mil pessoas estiveram presentes a um evento cujo ingresso mais barato custava R$ 160,00. Mas o investimento valia a pena. (...)



  • o primeiro Natal em quarenta anos (!) em que Roberto Carlos não lança um novo álbum:
Por essa, ninguém esperava: pela primeira vez em quarenta anos (!), Roberto Carlos deixa de lançar o seu (digam o que disserem) sempre aguardado álbum anual. Mesmo nos momentos mais dolorosos da vida do Rei, sempre houve algum lançamento. Foi o caso de 30 Grandes Sucessos, compilação editada em 1999, ano em que faleceu Maria Rita, esposa do cantor.

Se tudo transcorresse dentro da normalidade, RC teria lançado em dezembro último, em CD e DVD, Roberto Carlos En Vivo, trazendo o registro das apresentações realizadas em Miami nos dias 24 e 25 de maio de 2007. (...)



Leia a íntegra dessas matérias - e muito mais - no IM - INTERNATIONAL MAGAZINE desse mês. Já nas bancas.

Nenhum comentário: