terça-feira, outubro 12, 2010

Da série São Bonitas as Canções: ‘Aquarela’, de Toquinho


Embora tantos anos tenham se passado, jamais esqueci de uma propaganda da Faber-Castell, cuja música-tema era a magistral “Aquarela”, de Toquinho, que se fazia ouvir pela delicada voz de uma criança.

No desenrolar do anúncio, a (irretocável) letra da canção – originalmente italiana, cuja versão foi escrita a quatro mãos com Vinícius de Moraes – era “ilustrada” através de “desenhos” feitos por mãos infantis: “Numa folha qualquer, desenho um sol amarelo...”.

Não gostaria de soar piegas, mas aquilo era de uma singeleza... devastadora.

Considero “Aquarela” uma das dez mais belas canções brasileiras. Se falarmos em temática infantil, é provavelmente a campeã, ao lado de “O Caderno” – curiosamente, também de Toquinho –, na voz de Chico Buarque.

Apesar do respeito que sempre nutri pelo grande autor e violonista Toquinho, curiosamente, não possuo em casa este fonograma. O que faz com que todas as esporádicas vezes em que ouço a canção – geralmente, no rádio, ao volante –, meus olhos fiquem, como diriam os antigos, “rasos d'água”.

Na última vez, inclusive – foi este ano –, meu filho estava comigo no carro. E, após aumentar o volume, exclamei, entusiasmado:

— Filho, olha que música bonita! Preste atenção nessa letra.

Os seus nove anos de idade não permitiriam captar toda a essência daqueles versos. Mas, para mim, foi a mais tocante de todas as audições de “Aquarela” de minha vida. Pelo simples fato de que, somente naquele momento, me dei conta de que, a exemplo de todos os meninos do planeta, meu filho, ao meu lado, também estava sendo “retratado” na canção.

Um menino caminha
E, caminhando chega num muro.
E ali, logo em frente,
A esperar pela gente
O futuro está.

Ao final, ele deu o seu veredito. Positivo, claro:

— É, a música é bonita mesmo, hein, pai?


***


Existem clichês dos quais não podemos/conseguimos fugir. Um deles é aquele que diz que “todo adulto tem uma criança dentro de si”. É verdade.

E cada vez que um adulto, seja qual for a sua idade, faz uma brincadeira, ou simplesmente dá uma risada, a criança que o habita... vê a luz do dia. Fica a dica deste vosso amigo: permitam que essa criança que mora dentro de vocês “pinte o sete” mais e mais vezes.

Um feliz Dia das Crianças. Para as pequenas. E para as grandes também.



Veja o vídeo da mencionada propaganda da Faber-Castell
:




E ouça, na íntegra, a gravação de Toquinho
:

Nenhum comentário: