segunda-feira, agosto 08, 2011

O dia em Chico Buarque foi ‘cabo eleitoral’ de Fernando Henrique Cardoso

Apesar de ter dado o seu “apoio entusiasmado” a Dilma Rousseff nas últimas eleições para presidente — e ser um adepto fervoroso do chamado “Lulo-petismo” — Chico Buarque, pasmem, já pediu votos para... Fernando Henrique Cardoso [foto].

Em 1985, quando FHC disputou a prefeitura de São Paulo, Chico não somente engajou-se na campanha, como cedeu uma de suas canções. A letra do samba-enredo “Vai Passar”, lançado no ano anterior, recebeu uma “adaptação” — onde se referia ao então adversário de Fernando Henrique, Jânio Quadros, como “fujão” — que foi regravado pelo próprio compositor de “Apesar de Você”.

Antes disso, em 1978, Chico compôs o jingle da candidatura de Fernando Henrique ao Senado.


***


No fundo, no fundo, Chico deve nutrir, até os dias de hoje, um carinho todo especial pelo ex-presidente. Em janeiro deste ano, o artista concedeu uma entrevista ao jornal espanhol El País, na qual elogiou as diretrizes econômicas do governo FHC:

— Os méritos também são os fundamentos da política econômica que começou com Fernando Henrique Cardoso. Esta era a chave — sem a qual não teria sido possível avançar. Toda essa transformação foi levada a cabo com as regras do capitalismo, para criar uma riqueza que devia ser distribuída. Alguns esquerdistas podem pensar que não foi suficientemente humanitário. Mas ninguém pode negar que foi o mais inteligente.

Para ler a entrevista, na íntegra, basta clicar aqui:




Nenhum comentário: