terça-feira, setembro 27, 2011

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘Knocks Me Off My Feet’ e ‘As’, de Stevie Wonder

Originalmente lançadas em Songs in The Key Of Life [no detalhe, a capa do álbum, de 1976] — álbum que está no mesmo patamar de clássicos do pop como Sgt. Peppers' [Beatles], Exile On Main Street [Rolling Stones] e Pet Sounds [Beach Boys] —, “Knocks Me Off My Feet” e “As” são duas das mais brilhantes canções do repertório de Stevie Wonder.

Suave e, ao mesmo tempo, intensa, “Knocks Me Off My Feet” soa como uma relato para lá de sincero: “Há algo que sinto algo por você / que me deixa fraco / e me tira o chão”. E possui um dos refrões mais inusitados — e infecciosos — do pop, que não deixa pedra sobre pedra: “Não quero chatear você com isso / mas te amo, te amo, te amo”.




Já “As” é, por assim dizer, uma das mais profundas declarações de amor já escritas ever. Um verdadeiro poema.

A versão que encerra o seu único DVD, Live At Last [2009], gravado ao vivo em Londres, é um capítulo à parte. Sem parar de tocar o seu teclado, Stevie deu um depoimento comovente, mencionando a mãe, que falecera dois anos antes — “foi o dia mais triste da minha vida”, lamentou. E revelou que, tempos depois, ela lhe pediu, em sonho, para que “continuasse levando sua mensagem de amor às pessoas”, através da música.

Ele prosseguiu, agradecendo “por tudo o que tenho recebido durante a minha carreira”, sem esquecer de mencionar o apoio recebido de sua família. E fechou com chave de ouro, pregando o amor universal e abençoando a todos [saiba mais aqui].

Stevie Wonder é um ser de luz. Suas canções exalam emoção em estado puro. Veja o vídeo abaixo. E tente se manter indiferente:


Nenhum comentário: