segunda-feira, setembro 10, 2012

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘I Still Haven't Found What I'm Looking For’, do U2




Sobre o U2 — mencionado na penúltima postagem: não é segredo para ninguém que Bono, vocalista da banda irlandesa, é um sujeito de fé. Aliás, várias canções do quarteto falam do assunto: “Gloria”, de October [1981], “40” — inspirada no salmo de mesmo número — de War [1983] e a delicada “Grace”, de All That You Can't Leave Behind [2000], entre outras.

Mas nenhuma é tão direta — e tão tocante — quanto “I Still Haven't Found What I'm Looking For”, faixa do clássico The Joshua Tree* [1987] [no detalhe, a capa]. Os versos falam da trajetória humana e suas atribulações — que, não raro, ensejam a busca de... um alento espiritual, digamos assim (“Escalei as montanhas mais altas, / corri através dos campos / só para estar ao Seu lado. / Corri, rastejei, / escalei os muros desta cidade / só para estar ao Seu lado”).

O refrão, entretanto, retrata, com absoluta franqueza, que a “saga” — ou seja, a procura por respostas... nunca tem fim. 



* Curiosidade, The Joshua Tree (“a árvore de Josué”) é uma planta bastante comum no Deserto do Mojave. E recebeu esse nome dada a sua semelhança com uma pessoa com as mãos para o alto, como se estivesse rezando.




No VHS — posteriormente lançado em DVD — Rattle And Hum [1988], The Edge, guitarrista do U2, revelou que, embora muitas pessoas próximas comentassem, ele tinha dúvidas se “I Still Haven't Found What I'm Looking For” era realmente uma canção gospel. E só ficou convencido disso quando recebeu de sua gravadora, a Island Records, uma fita com uma versão de “I Still Haven't Found...” cantada pelo The New Voices Of The Freedom Choir. A gravação fez com que o U2 procurasse o coral para que gravassem a canção juntos. Um dos ensaios, realizados em uma igreja do Harlem, ficou registrado no DVD. E pode ser visto/ouvido no vídeo abaixo:





Já a (igualmente emocionante) versão definitiva do U2 com o New Voices foi gravada ao vivo, no Madison Square Garden. Mas aparece apenas na versão CD de Rattle And Hum:





Veja também a versão que integrou o roteiro da monumental 360º, a mais lucrativa turnê da história da música pop. No final, para uma plateia embevecida, Bono canta alguns versos de uma antiga canção imortalizada na versão de John Lennon. Não, não vou estragar a surpresa


Nenhum comentário: