sábado, abril 20, 2013

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘Reptile’, de Eric Clapton


A admiração Eric Clapton por João Gilberto é pública e notória. Em 2010, João esteve cotado para participar da terceira edição do festival Crossroads, que Clapton realiza a cada três anos. No ano seguinte, quando a sua turnê mundial passou pelo Brasil, revelou aos jornalistas brasileiros o desejo de tocar ou gravar com o papa da bossa nova. Cogitou-se, aliás, que o músico inglês participaria da turnê brasileira que João faria por ocasião de seus 80 anos e que acabou não se concretizando.

Se, por um lado, Clapton ainda não conseguiu materializar a sua tão sonhada aproximação de João Gilberto, por outro, já eternizou, em sua discografia, o seu apreço pela arte do músico nascido na cidade de Juazeiro, na Bahia. Na faixa-título de seu álbum de 2011, Reptile [no detalhe, a capa], o autor de “Layla” gravou um (interessante) tema instrumental que evoca os sons brasileiros — ainda que não escape do lugar-comum da visão “Brazilian Jazz”. Detalhe: Clapton compôs “Reptile” após ter assistido, maravilhado, uma apresentação de João em Londres.

Não foi a primeira vez que Eric Clapton “corteja” a bossa nova. Em 1992, para o seu (bem-sucedido) álbum MTV Unplugged, o mestre das seis cordas compôs e gravou a faixa instrumental “Signe” — que lembra vagamente... “Um Abraço no Bonfá”, de João Gilberto.




Veja o vídeo de “Reptile”, que Eric Clapton regravou na dobradinha CD/DVD One More Car, One More Rider, que registra a sua turnê mundial de 2001. Atenção no longo solo do tecladista David Sancious — que, simplesmente “rouba a cena”:


Nenhum comentário: