quarta-feira, julho 10, 2013

Da série ‘Discos para se Ter em Casa’: ‘As Canções que Você Fez para Mim’, de Maria Bethania



Antes de Lulu Santos, apenas Maria Bethania, há exatos 20 anos — com o ótimo As Canções que Você Fez para Mim — havia recebido a deferência de gravar um álbum inteiro dedicado à obra de Roberto e Erasmo Carlos.




Com um milhão de cópias vendidas, As Canções que Você Fez para Mim* foi uma ideia que partiu da gravadora da qual Maria Bethania era contratada na ocasião, a Polygram — atual Universal Music. O repertório, entretanto, foi selecionado pela cantora. 

Ao contrário de Lulu Santos — que optou por faixas lançadas até a primeira metade dos anos 1970 —, Bethania baseou as suas escolhas entre a segunda metade da década de 1970 e primeira dos anos 1980. O resultado? Um disco excelente da primeira à penúltima música — a exceção é “Emoções”, que encerra os trabalhos, a canção que intérprete algum deveria perder tempo em tentar regravar...

Destaque para “Olha” [1975], “Eu Preciso de Você” [1981], a épica versão de “Fera Ferida” [1982] — que tornou-se tema da homônima novela global — e, especialmente, a faixa-título, em registro amplamente superior ao original, lançado por Roberto Carlos em 1968.



* Ouça As Canções que Você Fez para Mim, na íntegra, aqui.

Nenhum comentário: