quarta-feira, julho 10, 2013

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘Se Você Pensa’, com Lulu Santos

Se, em 1995, Lulu gravou, na companhia do DJ Marcelo ‘Memê’ Mansur, uma desconcertante versão de ‘Se Você Pensa’...”




A bem da verdade, a (ousada) releitura de Lulu Santos para “Se Você Pensa” foi gravada em 1994, para Rei, disco-tributo a Roberto e Erasmo, produzido por Roberto Frejat. Mas, por razões contratuais, acabou excluída do álbum.

Foi assim: Luís Oscar Niemeyer, então presidente da BMG-Ariola — gravadora de Lulu à época —, compareceu ao coquetel de lançamento do disco. No local, percebeu o “burburinho” dos presentes em torno da versão de “Se Você Pensa”. E concluiu que esta seria a faixa de trabalho — com grandes possibilidades de sucesso. 

Provavelmente temendo “entregar de bandeja” um hit para uma concorrente — no caso, a Sony Music —, o executivo conversou com Lulu, para explicar os seus motivos vetar a cessão do artista ao projeto. A capa do álbum [foto], desenhada pelo cartunista Angeli, já estava pronta, inclusive. O que fez com que a caricatura de Lulu Santos tivesse que ser totalmente pintada de preto — restando apenas sua “silhueta”.

Na ocasião, o músico carioca comentou o episódio em uma entrevista:

— Pelo arrazoado dele [Niemeyer] e pela relação que temos, tive que entender a sua decisão.

Na mesma entrevista, Lulu revelou a apreensão do Tremendão pela não-inclusão da faixa:

— O Erasmo me ligou, desanimado: “, bicho, não vai sair”. E eu respondi: “Calma. Vai, sim”.

Estruturada no (mortífero) riff de “Long Train Running”, do Doobie Brothers — e com a letra recitada no ritmo de rap —, a versão de Lulu acabou sendo lançada somente no ano seguinte, no álbum Eu & Memê, Memê & Eu, o título de maior sucesso comercial da discografia do autor de “Tudo Bem”.

Composta a quatro mãos por Roberto & Erasmo, “Se Você Pensa” foi lançada originalmente pelo Rei em 1968, no clássico O Inimitável.



Nenhum comentário: