sábado, abril 12, 2014

Mais do que uma homenagem familiar, um documento da História do País


Livro
Memórias de meu Pai — um Pracinha (Ricardo Pugialli)
2014


Autor de livros com Almanaque da Jovem Guarda e Os Anos da Beatlemania, entre outros, Ricardo Pugialli volta à carga com um trabalho extra-musical. Em Memórias de meu Pai — um Pracinha, o também pesquisador narra a experiência de seu pai, o Sr. Francisco Jayme Domingues Jr., ex-Combatente da Força Expedicionária Brasileira, em Monte Castelo, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 218 páginas fartamente ilustradas — não apenas com fotos, mas também cartas, cartões postais, diplomas e até desenhos —, Memórias... impressiona pelo rigor cronológico: os nove meses no campo de batalha são contados mês a mês (!). E os relatos tristes se misturam a episódios surpreendentemente... engraçados.

Muito mais do que uma homenagem familiar, Memórias de meu Pai — um Pracinha é, inequivocamente, um documento da História do País. E presta um tributo merecido a homens que lutaram pela pátria e, não raro, viram a sua coragem sendo minimizada — e, eventualmente, ridicularizada. Mas que, acima de tudo, sobreviveram para contar: dos 25 mil Pracinhas que foram enviados para o conflito, o Sr. Francisco, 91 anos de idade, está incluído entre os menos de mil ainda vivos.

Nenhum comentário: