sexta-feira, maio 30, 2014

Em seu sexto álbum, Coldplay ressurge plácido e levemente eletrônico



CD
Ghost Stories (Warner)
2014



Três anos após Xylo Myloto, o Coldplay ressurge com Ghost Stories, seu sexto álbum de inéditas. Nesse intervalo, o quarteto inglês editou a (bem-sucedida) dobradinha CD/DVD Live 2012.

Se o disco anterior soava “grandiloquente”, na bolacha recém-lançada a banda aparece plácida e levemente eletrônica. E emociona em canções altamente melódicas e de letras pungentes como “Ink”, “True Love”, “Always In My Head” e a melancólica “O”, que finaliza os trabalhos. Nas etéreas “Another’s Arms” e “Midnight”, paira a influência de Brian Eno, um dos maiores expoentes da ambient music, produtor de Viva La Vida or Death And All His Friends [2008], antecessor do supracitado Xylo Myloto.

Essa introspecção, por sinal, tem nome e sobrenome: Gwyneth Paltrow. Depois de onze anos de casamento e dois filhos, o vocalista Chris Martin e a atriz americana decidiram se separar. E Martin não escondeu que o desenlace influiu decisivamente na concepção do CD. A capa, inclusive, mostra um par de asas quebradas. Mas também pode sugerir a imagem de um coração partido.

O ponto alto do álbum, disparado, é a irresistível “Magic”, já em alta rotação nas FMs. Destaque também para a mais “animada” do álbum, “A Sky Full Of Stars”, a despeito da batida house um tanto datada. Nada, entretanto, que ofusque o seu brilho — ou que um bom remix não resolva. 

Graças à astúcia do Coldplay, o outonal Ghost Stories já chega “familiarizado” aos ouvintes pelas quatro (!) faixas de trabalho já lançadas — ou seja, quase metade das nove canções que formam o disco. Independentemente das estratégias de marketing, trata-se de um bom álbum, que certamente fará muito sucesso. Contudo, não supera o já mencionado Viva La Vida or Death And All His Friends, no qual Martin e companhia deram uma guinada de 180º, trocando as baladas-pop-ao-piano por arranjos mais ambiciosos.



Leia também






O que o Coldplay conseguiu em “A Sky Full Of Stars”, terceiro single de Ghost Stories, é digno de registro. Apesar do equivocado arranjo house, poucas faixas dançantes conseguiram, ao mesmo tempo, ser tão tocantes como essa:


Nenhum comentário: