terça-feira, outubro 13, 2015

Da série ‘Discos para se Ter em Casa’: ‘On An Island’, de David Gilmour



“(...) Rattle That Lock não supera seu antecessor.



O terceiro álbum de David Gilmour, On An Island [no detalhe, capa], de 2006, é, disparado, o mais coeso trabalho de sua (escassa) discografia longe do Pink Floyd. Contudo, não se trata de um CD “fácil” à primeira audição. Somente pouco a pouco o ouvinte consegue desvendar toda a sua magia.

Apenas uma faixa emula a sonoridade grandiloquente de sua antiga banda, o vigoroso rock “Take A Breath”. Nas nove faixas restantes, Gilmour optou por uma atmosfera etérea, serena, proporcionando 55 minutos de pura paz de espírito.

Além da ótima faixa-título, os pontos altos são o blues “This Heaven” e as estupendas “The Blue”, “Smile” e “When We Start”, que encerra o CD deixando uma sensação de “puxa mas, já acabou?” Vale frisar que, na instrumental “Red Sky At Night”, David deu-se ao luxo de gravar profissionalmente pela primeira vez como… saxofonista (!).

A resenha de On An Island pode ser conferida aqui. Devo reconhecer que o aprecio muito mais agora do que naquela época.



Veja o vídeo de “On An Island”, que conta com a presença de Graham Nash e David Crosby — que também participaram da gravação original —, extraído do DVD Remember That Night, de 2007:



Veja também o vídeo (gravado ao vivo no lendário estúdio de Abbey Road) da terceira faixa do álbum, “The Blue”, que traz um dos mais estupefacientes solos de guitarra de toda a sua carreira. Observem, no final, o sorrisinho maroto de Gilmour, como se dissesse: “toco muito”

Nenhum comentário: