sábado, janeiro 16, 2016

Da série ‘São Bonitas as Canções’: ‘Cais’, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos



(…) uma matéria do jornal francês Le Monde apontava a (inegável) semelhança entre a melodia de ‘Sue...’ e a de ‘Cais’...




Segunda faixa do estupendo Clube da Esquina, de 1972 [no detalhe, a capa], “Cais”, além da exuberante melodia de Milton Nascimento, apresenta inspirada letra de Ronaldo Bastos, que pode ser compreendida como o relato de um relacionamento encerrado porque uma das partes precisava de “liberdade” (“Para quem quer se soltar / invento o cais”).

Ainda assim, o narrador se mantém firme em suas convicções (“Para quer quem me seguir / eu quero mais / tenho o caminho do que sempre quis”), se mostra aberto a novas possibilidades (“E um saveiro pronto para partir”) e não abdica de seus sonhos (“Invento em mim o sonhador”).




Milton abriu o DVD ao vivo Uma Travessia — 50 Anos de Carreira [2013] com uma magnífica versão de “Cais”. E não abriu mão de sentar ao piano para executar o belo tema instrumental que encerra a gravação original — e que retorna em “Um Gosto de Sol”, também de Clube da Esquina:

Nenhum comentário: