quarta-feira, março 19, 2008

The Police: para finalizar o assunto


Escrevi mais sobre o Police nos últimos meses do que na minha vida inteira. É natural, creio. Guardadas as devidas proporções, um beatlemaníaco teria o mesmo entusiasmo diante de uma turnê mundial do quarteto de Liverpool - se os quatro estivessem vivos, obviamente.

De qualquer forma, para finalizar esse assunto, gostaria de aprofundar algo que abordei de maneira superficial na matéria (gigantesca) que escrevi sobre o show do Maracanã, publicada na mais recente edição do IM [ver dois posts abaixo]: sobre a tal “desaceleração” de algumas canções executadas na turnê.

Para mim, são dois os motivos: a) idade, claro (os caras não são mais crianças); b) o amadurecimento dos três como músicos. A Legião Urbana é um bom exemplo disso: apenas sete anos separam a visceral “Geração Coca-Cola” da densa e progressiva “Metal Contra as Nuvens”.

O Police, da mesma forma, evoluiu, em apenas cinco anos, de uma faixa punk como “Next To You” para o detalhismo de uma “Wrapped Around Your Finger” - cuja letra, aliás, é fantástica.

A ótima “Murder By Numbers”, faixa que encerra Synchronicity, quinto e último álbum do trio, já dava (com sua guitarra jazzy) uma pista de como poderiam soar os futuros trabalhos da banda, se não tivesse havido a ruptura.

Nenhum comentário: